sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Fátima do Sul participa da Campanha Nacional de Multivacinação de 19 a 30 de setembro



No dia 24 de setembro acontecerá o “Dia de Divulgação e Mobilização Nacional”

Da Redação
Fátima do Sul participa da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente no período de 19 a 30 de setembro. No dia 24 de setembro acontecerá o “Dia de Divulgação e Mobilização Nacional”, em que as salas de vacina estarão atendendo o público alvo das 8 às 17 horas.
Neste ano, a campanha tem como objetivo resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças menores de cinco anos e crianças de nove anos e dos adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o calendário de vacinação. A vacinação será de forma seletiva para a população alvo. Portanto é fundamental a apresentação da caderneta de vacinação para verificar se há necessidade da criança ou adolescente receber a vacina.
Desde 1971 muitos esforços foram realizados para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis no país. Uma série de iniciativas e estratégias exitosas foram desenvolvidas, destacando-se o envolvimento das três esferas de gestão nas ações de imunização, o que resultou na erradicação da varíola, febre amarela urbana e poliomielite no Brasil.
Dia D
Conforme a Secretaria de Saúde, as Unidades de Saúde da Família Jardim Tatiane, Vila Educacional, Pioneiro e Culturama estarão atendendo no sábado (24) das 8h às 17h e, durante a semana no período matutino. Nesta ocasião serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Todas as crianças menores de cinco anos, de nove anos e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade devem ir a um posto de vacinação, para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação as vacinas do calendário de vacinação da criança e do adolescente.
É importante ressaltar que para as meninas de nove anos e adolescentes de 10 a 13 anos de idade, está disponível a Vacina papilomavirus humano 6, 11, 16 e 18 recombinante (HPV), que será administrada de forma seletiva (primeira ou segunda dose). Meninas que receberam a primeira dose e não completaram o esquema vacinal, mesmo após o período de 6 meses, devem receber a segunda dose. Esta segunda dose pode ser administrada no máximo até 14 anos, 11 meses e 29 dias.  Esta vacina está contra indicada para gestante.
A vacinação em dia é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Portanto, os pais ou responsáveis devem levar seus filhos até a Unidade de Saúde, com a carteira de vacinação.

Postado por: carlos PAIM

Nenhum comentário: